Isabella H. de Carvalho - Vatican News

Francisco, “estou aqui para te desejar muita força neste momento e te enviar um grande abraço com muito carinho e também as minhas orações, que Deus esteja contigo”, diz o jogador de futebol brasileiro Neymar.

"Caro Papa, eu sou Ivan Rakitic, gostaria de enviar uma mensagem de grande encorajamento e muita força. Saiba que não está sozinho nesta batalha". Grandes figuras do futebol estão compartilhando mensagens de apoio e oração para o Pontífice, que está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.

A série de mensagens faz parte de uma iniciativa promovida por We Play for Peace, the Match for Peace, um evento esportivo que apoia a organização pontifícia Scholas Occurrentes. Os vídeos dos atletas são postados no perfil do Instagram do “A Partida pela Paz”.

A iniciativa nas redes sociais

A iniciativa nas redes sociais

Uma mensagem também do time do coração do Papa

Entre as mensagens já postadas está uma do time favorito de Jorge Mario Bergoglio, o San Lorenzo da Argentina. "Querido Papa Francisco, daqui, da sua casa, do seu clube, do seu amado San Lorenzo, lhe enviamos um grande abraço. Desejamos uma rápida recuperação e estamos lhe esperando aqui, assim que for possível", diz Iker Munian, capitão do time.

Ciro Ferrara, técnico e ex-jogador de futebol italiano, por outro lado, encorajou Francisco citando Santo Agostinho: "aqueles que amam a paz devem ser elogiados, aqueles que a odeiam não devem ser provocados com censura. Aqueles que verdadeiramente amam a paz também amam os inimigos da paz".

Outros atletas e personalidades que aderiram à iniciativa: Andrea Pirlo, Sebastian Frey, Pibe Valderrama, Cristian Zaccardo, Shota Arveladze, Ricardo Lopez e Claudio Tapia, presidente da Federação Argentina de Futebol (AFA), entre muitos outros.

A Partida pela Paz é uma iniciativa inter-religiosa e beneficente, desejada e promovida pelo Papa, com o objetivo de promover os valores da paz e da fraternidade junto com grandes estrelas do futebol. Já foram realizadas três edições (2014, 2016 e 2022) que contaram com a participação de mais de 150 atletas. Esse evento contribui para apoiar os diversos programas da organização Scholas Occurrentes, que tem como objetivo promover a educação e a inclusão social.

Partida pela Paz em edições anteriores